Dados foram divulgados nesta terça-feira (21) pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS). Ao todo, 6.907 imóveis foram visitados.
Nesta terça-feira (21), os dados do 2⁰ ciclo do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) foram divulgados pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS). Segundo a pesquisa, bairros da Zona Sul de Macapá têm alto risco de infecção por Aedes aegypti
Foram cerca de 10 dias de busca ativa na capital e 6.907 imóveis visitados.
Veja lista de bairros:
Fortaleza;
Fazendinha;
Pedrinhas;
Rodovia Josmar Chaves Pinto;
Conjunto Chefe Clodoaldo.
Apesar da área Sul de Macapá chamar a atenção, numa média geral a cidade está em médio risco para infestação predial, de acordo com o LiraA.
Essa etapa corresponde ao 2º ciclo da pesquisa, mais dois levantamentos serão realizados com o intuito de mapear as regiões mais afetadas.
Entre as características que aparecem anualmente no LiraA estão os locais de maiores infestações, sendo eles:
Lxos domésticos (40,7%);
Pneus descartados de forma indevida (23,7%).
Segundo os responsáveis pelo LiraA, após o levantamento, os agentes voltam às ruas para realizar a orientação da população para que os números diminuam na cidade.
Entretanto, as pessoas já podem fazer sua parte não descartando lixos em local errado, evitando deixar água parada e usando repelente.
Em casos de sintomas, veja abaixo a lista de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que realizam teste para dengue. Os testes são feitos de segunda a sexta, das 8h às 17h. O resultado sai em 7 dias.
UBS Marcelo Cândia – Rua Vereador Júlio Maria Pinto Pereira
UBS do Perpétuo Socorro – Rua Rio Xingu.