A Embrapa estará presente na Caravana Federativa Amapá, a ser realizada nos dias 2 e 3 de maio, no Parque de Exposições da Fazendinha, município de Macapá (AP), com exposição de tecnologias agropecuárias no estande do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que tem coordenação local da equipe da Superintendência Federal do Ministério no Amapá (SFA).
Durante o evento, estarão expostos materiais e informações referentes a tecnologias de combate à mosca-da-carambola, resultantes de pesquisas desenvolvidas pela equipe do Núcleo de Proteção de Plantas.
O destaque é o ativo tecnológico com base em isolado amazônico do microrganismo Metarhizium anisoplae, para o controle da mosca-da-carambola. Um vídeo sobre este tecnologia, que está disponível para parcerias visando seu desenvolvimento, será exibido de forma contínua. No local também estarão expostas amostras do microorganismo, e uma maquete do ciclo de vida da mosca-da-carambola.
De acordo com Antonio Claudio Almeida de Carvalho, chefe-geral da Embrapa Amapá, outro atrativo são as mudas de qualidade fitossanitária de espécies como banana, mandioca e açaí, que fazem parte da ação de credenciamento de viveiristas do Amapá, realizada pela Superintendência Federal do MAPA no Amapá (SFA).
Janer Gazel Yared, superintendente do MAPA no Amapá, ressaltou a principal missão da Caravana Federativa, que é oportunizar o atendimento, a informação e a cooperação entre os entes federados.
O que é Caravana Federativa?. É uma ação promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Federativos.
O evento tem por estratégia ampliar a oferta de serviços do governo federal, levando o atendimento aos municípios e estados, por meio da participação dos ministérios, órgãos públicos e entes federativos.
Reúne cerca de 30 ministérios, fundações e entidades do governo federal. De acordo com a Secretaria de Relações Institucionais, o evento percorrerá todos os estados do Brasil para esclarecer dúvidas sobre as políticas do governo, por meio de atendimentos, oficinas e apresentação de painéis.