A programação será de 23 a 26 de fevereiro, em Macapá, e reúne as maiores potências econômicas do planeta
O Governo do Amapá vai apresentar toda a biodiversidade da economia amapaense durante o maior encontro mundial de inovação e tecnologia, o Startup20, que inicia nesta sexta-feira, 23, e segue até segunda-feira, 26, em Macapá. A programação é promovida pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Estado e o Sebrae-AP.
O encontro no Amapá vai reunir representantes do G20 formado pelas principais potências econômicas do planeta, com delegações vindas da Índia, Alemanha, Arábia Saudita, Bangladesh, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Omã, Portugal, Suíça, Rússia, Turquia, União Africana, Austrália, Itália, Japão, África do Sul.
O grupo responde por cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população mundial. A principal atribuição é apoiar o crescimento e o desenvolvimento mundial por meio do fortalecimento da arquitetura financeira internacional e da governança nas grandes questões econômicas globais.
O governador do Amapá, Clécio Luís, destaca que o Startup20 vai dar visibilidade à região como um todo, tanto no âmbito dos negócios para o setor público e privado, como na importância do tema da tecnologia e bioeconomia para impulsionar o desenvolvimento local.
“O Startup20 coloca o Amapá no centro do mundo da tecnologia, de inovação e desenvolvimento sustentável. Como o estado mais preservado do país, assumimos não só o papel de anfitriões, mas também de liderança em defesa de um papel mais expressivo dos estados da Amazônia. Esse encontro internacional é uma oportunidade única para consolidarmos o Amapá como potência do desenvolvimento sustentável. Este é um esforço público que vai além da gestão, é um legado deixado para o Amapá”, destacou o governador Clécio Luís.
Em outubro de 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização do evento em Macapá. A iniciativa reforça as políticas públicas de incentivo à inovação, empreendedorismo e a bioeconomia da atual gestão.
Para o vice-governador do Amapá, Teles Júnior, o evento traz infinitas possibilidades para a economia amapaense.
“Esta é uma oportunidade de grandes empreendedores de outros países verem que somos capazes de aliar o desenvolvimento econômico e a inovação com a preservação ambiental”, pontua Teles.
O evento é um dos legados da 52ª Expofeira, retomada pelo Governo do Estado em 2023 para impulsionar o desenvolvimento econômico, o turismo e a cultura.
Além de inovação tecnológica, o Startup20 busca debater temas de interesse global como a promoção da sustentabilidade sob a perspectiva ambiental, social e governamental, transições energéticas e o potencial revolucionário da bioeconomia.
O encontro internacional também vai incentivar o empreendedorismo amapaense com um Pavilhão da Bioeconomia, que contará com 93 estandes para startups; empresas certificadas pelo Selo Amapá, que identifica e fortalece a produção do estado; empreendedores do ramo de artesanatos; empresas de manejo florestal; e batedeiras de açaí.
Entre eles estão ainda 30 negócios inovadores, que poderão expor no evento, sendo 10 startups do setor de bioeconomia, 10 da área de tecnologia e inovação e outras 10 que participam de programas de fomento, como Centelha e Inova Amazônia. Esta seleção foi realizada pelo Sebrae Amapá.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, destacou a necessidade das parcerias para fomentar o ecossistema de inovação, pequenos negócios e startups na Amazônia.
“Para nós do Sebrae no Amapá, é motivo de grande honra e reconhecimento receber em nossa sede um evento de porte internacional como o Startup20. Essa parceria proporciona uma vitrine para mais de 100 empreendedores da Bioeconomia amapaense, demonstrando de forma efetiva a força de nosso ecossistema de inovação”, disse.
Startup20
A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia em 2023, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, que integra o G20, organização internacional das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.
Para a presidente da Abstartups, Ingrid Barth, o evento é mais do que um encontro de líderes e autoridades, é uma das maiores janelas de oportunidade para dar visibilidade à grande evolução do empreendedorismo brasileiro, e também para possibilitar mais oportunidades de negócios com ecossistemas e investidores nacionais e internacionais.
“Quando representantes das maiores nações do mundo estão reunidos, temos um momento único para mostrar a evolução do ecossistema empreendedor no país, firmar parcerias estratégicas para alavancar nossas empresas, sejam de base tecnológica ou não, e até buscar vias de aumentar o fluxo financeiro entre os países do G20. É um leque de oportunidades que se potencializa, que se bem aproveitado, poderá transformar o Brasil, deixando um importante legado”, disse a presidente.
A programação de quatro dias inclui debates sobre a macroeconomia e o potencial desenvolvimento da região, com a realização de painéis e conversas sobre inovação e empreendedorismo, além de visitas técnicas nas universidades e centros de pesquisa do Amapá. Nas plenárias, serão abordados temas como governança e compliance em startups, o futuro do ESG nas startups, diversidade, inclusão e regulamentação da Inteligência Artificial, entre outros.
Após o Amapá, o Startup20 ainda terá agenda em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.