Durante três dias, o Governo do Estado capacitou mais de 40 servidores, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), para utilização do software Orçafascio Prime, que é voltado à gestão de recursos públicos aplicados em obras. A inserção da nova tecnologia tem como objetivo aumentar a eficiência e transparência dos trabalhos executados por órgãos estaduais.
O treinamento, que se estendeu até esta sexta-feira, 19, é fruto de um termo de cooperação técnica assinado, em junho de 2023 com a startup amapaense Orçafascio, especializada no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para aprimorar a elaboração de projetos e a gestão eficiente dos recursos aplicados em obras públicas.
De acordo com o coordenador de Educação da Orçafascio, Eliseu Lobato, que ministrou a capacitação de forma virtual, com a nova ferramenta à disposição dos servidores será possível realizar orçamentos de forma mais rápida e com análises mais profundas e precisas.
“Uma das principais vantagens do Orçafascio Prime é que ele está diretamente ligado à várias bases de dados oficiais, o que diminuiu consideravelmente as chances de erros orçamentários. Sem esses erros, o processo de licitação não atrasa e a obra tem totais condições de ser entregue dentro do prazo”, explicou o instrutor.
Um dos participantes da oficina é o analista de infraestrutura da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), João Queiroz. Para ele, a capacitação veio em boa hora e deve proporcionar muitos benefícios para a população do estado.
“Para a gente, que trabalha com orçamento, esse novo software vai agilizar bastante o nosso trabalho, pois vamos poder fazer um orçamento mais enxuto e mais preciso com a realidade, o que é bom pra todo mundo, principalmente, para a sociedade amapaense, que verá obras públicas sendo executadas de forma mais célere”, pontuou o analista.Todo trabalho de treinamento dos servidores do Estado foi coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que pontuou a importância da introdução de soluções inovadoras e tecnológicas para melhorar as atividades do funcionalismo público.
“Enquanto Governo, a nossa prioridade é oferecer os melhores serviços para a população amapaense, o que passa pela capacitação dos servidores e inserção de novas tecnologias que possam melhorar o desempenho de atividades como orçamentos de obras públicas”, destacou a chefe de gabinete da Setec, Juliana Porto.
Participaram da capacitação servidores da Setec, Seinf, Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá.